sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Carbonato de sódio

O carbonato de sódio, Na2CO3, é um sal branco e translúcido, usado principalmente na produção de vidro, em sínteses químcas e em sabões e detergentes, em ordem de importância. É produzido sinteticamente em larga escala a partir de sal de cozinha pelo Processo Solvay ou extraído de minérios de trona.
Reação com água: reação de hidratação deste composto se dá pela capacidade do íon carbonato de ser protonado em meio aquoso, de acordo com as seguintes reações:
Como todas estas reações são reversíveis, o Na2CO3 pode ser utilizado como agente tamponante para pHs alcalinos quando colocado numa solução com HCO3- nas devidas proporções.
Usos: O seu mais importante uso se dá na indústria vidraceira, onde é combinado a quente com SiO2 e CaCO3 e depois resfriado bruscamente para a produção de vidro, utilizado principalmente em embalagens.
Na indústria química, em diversas sínteses de compostos inorgânicos, como NaHCO3, Na2CrO4, Na3PO4, Na2SiO3, entre outros.
Em sabões e detergentes, atuando como emulsificante, alcalinizante e reduzindo a dureza da água, que pode reduzir a sua eficiência.
E em outros usos diversos, como em laboratórios atuando como eletrólito, na taxidermia para a remoção de carne dos ossos, em soluções tampão, aditivo em comidas atuando como estabilizante, etc.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Armas Químicas

Armas químicas ou agentes químicos, são termos utilizados para denominar armas fabricadas através de processos químicos que sintetizam moléculas que causam dano a seres vivos, como o gás mostarda, gás cloro (Cl2), gás lacrimogêneo, cianídrico (HCN), gás sarim, agente laranja ou o napalm. São utilizados em manifestações, conflitos e guerras. Essas armas foram utilizadas na primeira Guerra Mundial para superar as lutas nas trincheiras, derrotando o inimigo com esses gases venenosos. No conflito as armas químicas mataram ou feriram mais de 800 mil pessoas.

A substancia mais conhecida é o gás mostarda (sulfeto de dicloroetila), apresenta cor amarelada é capaz de produzir queimaduras na pele e produzir danos graves ao pulmão quando aspirado.

As armas químicas mais temidas são os agentes organofosfarados, que agem no sistema nervoso, bastam pequenas quantidades sobre a pele para provocar convulsão e morte. Explosivo é uma substancia ou conjuntos destas, que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em um curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem, e se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.

No sentido muito amplo, é um material extremamente instável que se pode decompor rapidamente formando produtos estáveis. Os produtos da explosão são acompanhados da liberação de energia sob diversas formas, entre as quais uma violenta explosão dos gases, elevação brusca da temperatura, luz, ruído, etc.

CO2 e o meio ambiente

Dióxido de carbono (CO2) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente. Mais conhecido como gás carbônico, o CO2 vem aumentando gradualmente na atmosfera terrestre, devido aos veículos movidos a combustível de petróleo são os principais fornecedores de CO2.
A natureza tem uma solução para o problema: a remoção do gás através da fotossíntese das plantas.Porém, o corte indevido de árvores faz com que a vegetação diminua e consequentemente fica mais difícil ocorrer a purificação do ar pela fotossíntese. Além de acabar com as plantas, o homem, realiza as queimadas de extensas áreas verdes, gerando ainda mais gás carbônico.
No último século a temperatura média da Terra teve um acréscimo de 0,5° C, uma das consequências desse aquecimento é a fusão das calotas polares, ou seja, se o gelo se derreter ocorrerá uma elevação no nível do mar. Este fator pode gerar inundações em cidades costeiras, fazendo com que água salgada se misture com água doce: será o início da extinção de água própria para o consumo. A ausência de água potável juntamente com a fome em massa desencadeará uma catástrofe Universal. Para revertemos esses danos, devemos denunciar o corte e queima ilegal de árvores. Optar por veículos movidos a combustíveis ecologicamente corretos, como os biocombustíveis

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ácidos nucléicos

São macromoléculas formadas pela união de moléculas de ácido fosfórico, pentoses e bases nitrogenadas cíclicas. Agem em conjunto com as proteínas e existem principalmente nos núcleos das células vivas. São divididos em dois grupos:
* Ácidos ribonucléicos (RNA): que contem a D-ribose e controlam a produção de proteínas no interior das células;

* Ácidos desoxirribonucléicos (DNA): que contem a 2-dexosi-D-ribose, encerram toda a informação genética dos seres vivos.

A estrutura genérica do DNA é a seguinte:

...(-fosfato – açúcar – fosfato – açúcar – fosfato – açúcar - )...
l l l

base 1 base 2 base 3