sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TNT, o que é?

O Trinitrotolueno (TNT) é um explosivo. Possui coloração amarelo pálido e sofre fusão a 81°C. Faz parte de várias misturas explosivas, como, por exemplo, o amatol, uma mistura de TNT com nitrat de amônia.
É preparado pela
nitração do tolueno (C6H5CH3), tendo a fórmula química C6H2CH3(NO2)3.
Na sua forma refinada, o trinitrotolueno é completamente estável, e, ao contrário da
nitroglicerina, é relativamente insensível à fricção, impacto ou agitação. Isto significa que é necessário o uso de um detonador para provocar sua explosão. Não reage com os metais nem absorve água, pelo que é muito estável e pode ser armazenado por longos períodos de tempo, ao contrário do dinamite. Reage facilmente com os alcalóides, formando compostos instáveis que são muito sensíveis a calor e impactos.
Reação-Nitração:
Para obter trinitrotolueno, é necessário usar o tolueno, ácido nitrico concentrado, e, como catalizador, o ácido sulfúrico também concentrado. Na primeira fase, é obtido o mononitrotolueno; na segunda, o dinitritolueno e um pouco de trinitro. Na terceira nitração é obtido o trinitrotolueno, que está com a aparência de um pão de ló, junto com o ácido sulfúrico e água resultante da reação. Basta apenas filtrá-lo e retirar o TNT. Sua reação explosiva acontece com uma carga elétrica (explosivo plástico) ou a 80°C. É altamente explosivo e tem uma elevada toxidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário