quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Armas Químicas

Armas químicas ou agentes químicos, são termos utilizados para denominar armas fabricadas através de processos químicos que sintetizam moléculas que causam dano a seres vivos, como o gás mostarda, gás cloro (Cl2), gás lacrimogêneo, cianídrico (HCN), gás sarim, agente laranja ou o napalm. São utilizados em manifestações, conflitos e guerras. Essas armas foram utilizadas na primeira Guerra Mundial para superar as lutas nas trincheiras, derrotando o inimigo com esses gases venenosos. No conflito as armas químicas mataram ou feriram mais de 800 mil pessoas.

A substancia mais conhecida é o gás mostarda (sulfeto de dicloroetila), apresenta cor amarelada é capaz de produzir queimaduras na pele e produzir danos graves ao pulmão quando aspirado.

As armas químicas mais temidas são os agentes organofosfarados, que agem no sistema nervoso, bastam pequenas quantidades sobre a pele para provocar convulsão e morte. Explosivo é uma substancia ou conjuntos destas, que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em um curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem, e se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.

No sentido muito amplo, é um material extremamente instável que se pode decompor rapidamente formando produtos estáveis. Os produtos da explosão são acompanhados da liberação de energia sob diversas formas, entre as quais uma violenta explosão dos gases, elevação brusca da temperatura, luz, ruído, etc.

Um comentário: