quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CO2 e o meio ambiente

Dióxido de carbono (CO2) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente. Mais conhecido como gás carbônico, o CO2 vem aumentando gradualmente na atmosfera terrestre, devido aos veículos movidos a combustível de petróleo são os principais fornecedores de CO2.
A natureza tem uma solução para o problema: a remoção do gás através da fotossíntese das plantas.Porém, o corte indevido de árvores faz com que a vegetação diminua e consequentemente fica mais difícil ocorrer a purificação do ar pela fotossíntese. Além de acabar com as plantas, o homem, realiza as queimadas de extensas áreas verdes, gerando ainda mais gás carbônico.
No último século a temperatura média da Terra teve um acréscimo de 0,5° C, uma das consequências desse aquecimento é a fusão das calotas polares, ou seja, se o gelo se derreter ocorrerá uma elevação no nível do mar. Este fator pode gerar inundações em cidades costeiras, fazendo com que água salgada se misture com água doce: será o início da extinção de água própria para o consumo. A ausência de água potável juntamente com a fome em massa desencadeará uma catástrofe Universal. Para revertemos esses danos, devemos denunciar o corte e queima ilegal de árvores. Optar por veículos movidos a combustíveis ecologicamente corretos, como os biocombustíveis

Um comentário: